top of page

Moan Trip

  • Foto do escritor: Moan
    Moan
  • 21 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2022

O mundo globalizado e cada vez mais tecnológico em que vivemos nos disponibiliza uma gama gigante de oportunidades, nos deparamos diariamente com novidades de assuntos que nos interessam e, as vezes, encontramos coisas que não pareciam nos interessar sendo apresentadas de formas diferentes a ponto de nos chamar atenção.

É nesse contexto que nasce o Moan Trip, um ecossistema inovador voltado para o setor que pode movimentar até UU$ 8.6 trilhões em 2022 - o Turismo. Moan Trip significa "descobrir novos caminhos e viagens" (moan vem da língua Tupi: caminho, descobrir; e trip do inglês: viagem). Com uma proposta diferenciada, temos em vista um turismo com base no tripé da sustentabilidade, priorizando o social, o ambiental e o econômico. Esses três pilares são fundamentais para criar um turismo forte, que gere renda para a população e conserve os recursos naturais.

A ideia nasceu como uma iniciativa para buscar alternativas de tornar o turismo algo não direcionado apenas às grandes atrações, com estruturas gigantescas e campanhas de marketing nacionais. Acreditamos que o turismo represente uma forma de geração de renda para cidades, famílias e pessoas em diversos níveis sociais. Aquele produtor rural que tem na terra a sua fonte de renda pode se beneficiar do turismo, através de visitas guiadas, comercialização de comidas típicas e outros produtos oriundos da terra, por exemplo. Aquela cachoeira escondida no interior da floresta que só alguns moradores conhecem pode ser contemplada por quem busca uma interação maior com a natureza. E porque não ter moradores locais para guiar essas pessoas?

Com o Moan Trip rotas e lugares não convencionais podem ser postados pelos anfitriões (guias locais) que podem gerir os roteiros, pacotes, passeios e apresentar as melhores experiências para os ViBER's (Viajantes em Busca de Experiências Reais), gerando, também emprego e renda local através da retenção dos recursos vindos da atividade turística, que ficarão onde, de fato, ela acontece.

Afinal, com a pandemia da Covid-19 houve uma grande redução no setor do turismo, fazendo com que muitas cidades sofressem pela redução de visitantes e da receita (dinheiro) que deixavam durante suas viagens. Mas, esse momento delicado finalmente está passando e o turismo apresenta uma recuperação em 2022, alcançando um faturamento de R$ 94 bilhões no primeiro semestre - crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2021, segundo o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base no levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com essa retomada, cresce também um movimento que visa colocar no papel principal da atividade turística a preocupação com a natureza e o enfoque ecológico. Um exemplo disso é o Turismo de Base Comunitária - TBC, onde os próprios moradores locais definem onde e como os recursos serão utilizados. Normalmente é o que nossos ViBER's buscam, pois é aí que podem conhecer locais diferentes dos ofertados no turismo tradicional, de forma a estarem mais inseridos na comunidade que visitam, que, também ganha, principalmente, a partir da movimentação financeira gerada pela atividade.

Essa é a nossa pegada, se for a sua também, vem fazer parte do Moan Trip.



1 Comment


maenatureza
Feb 07, 2023

Bom dia pessoal da Moan Trip, sou Cláudio, da agência Mãe Natureza Ecotyrismo.

Venho retomar .o nosso contato, após um tempo que passou e que fiquei inmerso em questaōes de mudanças, acrescentamento da oferta turística da agência e atendimento na alta temporada.

estou a disposição para acercar ideias e projetos em conjunto.

muito obrigado.

Cláudio Chena

Mãe Natureza Ecoturismo

Akter do Chão

Edo Pará

Like
Post: Blog2_Post

©2022 por Moan Trip. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page