Encontros entre rios e povos: história e belezas de Santarém, Pará
- Moan
- 22 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Santarém é desejo de viagem de muitos brasileiros e estrangeiros, especialmente interessados em conhecer a Vila de Alter do Chão, a aproximadamente 30 km do aeroporto.
Saiba que Santarém oferece incríveis roteiros turísticos, além da visita a Alter!
Ainda um vilarejo, Santarém foi fundada em 1661, durante as missões jesuítas; vale ressaltar que diversos povos indígenas ali viviam – Boraris, Tupinambás, Arapiuns e Cumarús, Matapuz - e lutaram contra a dominação portuguesa. Mesmo séculos depois, entre 1835 e 1840, populares rebelaram-se contra o império do Brasil, reivindicando a independência da região do grão para. A chamada "cabanagem" foi uma revolta de conflitos extensos e sangrentos mas acabou sendo abafada pelo por forças do governo.
A cidade teve grande impulso econômico durante o ciclo da borracha e recebeu, principalmente, imigrantes nordestinos, em busca de novas perspectivas de vida. Ainda hoje, Santarém é polo econômico do estado, com um porto bastante movimentado.

Quem visita à cidade, vivencia sua história ao observar a arquitetura antiga (Figura 1), de influência portuguesa, a diversidade dos povos, culturas e paisagens, além do belo encontro entre as águas dos Rios Tapajós e Amazonas. São mais de 100 km de praias na 3ª cidade mais populosa do estado do Pará.
Já é hora de planejar sua viagem, certo?! Santarém possui atrações que podem ser acessadas por carro, caminhando ou utilizando as linhas de ônibus municipais; confira as dicas que separamos especialmente para você desfrutar destas riquezas:

Próxima ao aeroporto, a praia da Pajuçara (Figura 2) conta com restaurantes e uma extensa faixa de areia com estrutura para aproveitar um bom banho no rio Tapajós. Com obras recém finalizadas, a praia do Maracanã também conta com restaurantes e estrutura para apreciar a vista. Um pouco mais afastada, mas acessível de carro, a praia do Carapanari reserva uma beleza natural que atrai muitos visitantes; nela você pode admirar o cenário enquanto aprecia uma boa comida no restaurante local.

Seguindo o roteiro das praias, para chegar a Alter do Chão (Figura 3), você pode pegar um circular ou alugar um carro, em aproximadamente 45 minutos, estará na vila. Ali é possível caminhar para acessar as praias próximas ao centro, vários bares e restaurantes, além de pesquisar e sair a passeio para conhecer as praias mais afastadas – em breve falaremos sobre elas aqui no blog da Moan Trip!
Ainda em Alter, o mirante no alto do Morro da Piraoca permite uma vista panorâmica da imensidão das águas do Tapajós, junto das praias e do verde da floresta amazônica. Para contemplar esta paisagem, você caminhará por uma trilha acessível dentro da mata, relaxando e observando sua exuberância.
Voltando ao núcleo urbano de Santarém, um ponto bastante frequentado por turistas e moradores é a orla da cidade, de onde é possível apreciar o famoso encontro das águas claras do Rio Tapajós e a de cor “barrenta” do Rio Amazonas! Para isto, ali mesmo você encontrará ofertas de barqueiros que nos levam para ver de perto o curioso fenômeno.
A orla de Santarém é extensa e tem um clima bastante descontraído, com quadras de esportes, pessoas praticando atividades físicas, restaurantes e bares, abertos durante o dia e a noite. Um passeio por lá é oportunidade para vivenciar o cotidiano da cidade, provar das comidas típicas, conhecer o artesanato local, admirar o cenário das águas doces fluindo, a perder de vista.
Próximo à orla, o Centro Cultural João Fona é um museu que abriga curiosidades e fatos históricos da cidade e região. Os guias nos fazem viajar no tempo e permitem que o visitante se ambiente ao contexto da cidade e da região.
Aproveitando os roteiros mais íntimos à cultura local, visite o mercado municipal, onde pode-se encontrar uma enorme variedade de – as vezes, intrigantes – produtos locais, ligados aos costumes e crenças tradicionais. O Mercado atrai para além dos produtos, sendo cenário da vida cotidiana dos moradores e viajantes, fazendo as trocas comerciais de especiarias, garrafadas, itens da roça e da floresta amazônica, que movimentam a economia de Santarém há séculos.
Uau! Santarém é repleta de experiências! E ainda tem mais!
Sentiu falta de mergulhar na densidade da Floresta? Respire e aguarde nosso próximo post. Selecionamos mais dicas incríveis para que você planeje a sua viagem adicionando aventuras e novos conhecimentos.
Aqui na Moan Trip você encontra os parceiros que farão de seus momentos, memoráveis! Amplie suas experiências, viva o turismo sob diferentes visões de mundo!
Referências:
Comments